Educar com o Não X Educar sem o Não...

       Poucas vezes sabemos o impacto que nossas palavras têm sobre outras pessoas, especialmente nas crianças. Nós pensamos que com um pedido de desculpas, um corretivo, os problemas são resolvidos. Mas a verdade é que o modo como nos COMUNICAMOS interfere diretamente na maneira como os outros respondem a isso.
      Por exemplo, estamos acostumados a dizer um NÃO à frente de qualquer crítica ou um chamado de atenção, "Não bata nele", "Não coma isso", "Você não pode", "Não faça", "Não,você pode brincar com isso". Existem maneiras melhores de negar, deter ou disciplinar seu filho do que sempre dizer "não". Além do óbvio esgotamento - tanto para pais quanto para filhos - dizer "não" demais pode gerar ressentimento.
     Use frases curtas, claras e concisas para explicar por que seu filho não deveria fazer algo. A maioria das crianças só quer o que elas querem, então os pais precisam com calma, firmeza e AFETO, explicar as causas, motivos e as consequências. Tudo isso não significa que vamos permiti-lhes fazer todo o que desejam e que não haverá limites e regras estabelecidas. Os pais só precisam mudar um pouco a forma como se comunicam.

🔴 EXEMPLOS:

Às vezes, a palavra "não", não é suficiente para comunicar um possível perigo. Em vez disso, use outros adjetivos fortes ou verbos com um tom de urgência para transmitir um senso de urgência. "
.
➡️"É perigoso correr neste lugar, acho mais seguro você andar".
➡️“Cuidado!” “Pare!”
.
Vamos eliminar os NÃOS a partir de hoje? Comece com esse desafio. Comunique com a criança SUBSTITUINDO o NÃO!


Até o próximo Saber Mais... ; )

Comentários

  1. Meio frescura, estes método hipersensiveis estão criando pessoas não preparadas para a atual condição do mundo. São métodos bonitos, avançados ideais, sim. Mas o mundo ainda não esta assim, o mundo ainda é feio e comuita gente má que não vai falar apenas não... Vai bater primeiro .. infelizmente é assim. Podemos criar pessoas melhores, mais ainda não podemos criar pessoas fracas que não suportam uma negativa clara. Leis estão ai dizendo não a todo momento. E temos que conviver com isso, educadamente, mas aceitando o não como resposta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bebê com Soluço é Normal? O Que Fazer?

3 Sinais Que o Seu Bebê Está se Desenvolvendo Muito Bem!