Disciplinar com Afeto...
Todo pai lida com esse problema: COMO DISCIPLINAR? Se você tem filhos pequenos, sabe como todos os dias podem ser difíceis se o seu filho não se comportar. Mesmo os pais mais pacientes e cuidadosos podem às vezes "perdê-lo" quando se deparam com um pequeno humano desafiador. Disciplinar de forma positiva e afetiva significa enfatizar o respeito mútuo e utilizar instruções positivas. Centra-se na aprendizagem (para o futuro) em vez de punir (do passado).
Sendo assim algumas dicas significativas são:
❤️ Concentre-se nas razões por trás da ação: há sempre uma razão pela qual as crianças se comportam mal mesmo que a razão pareça tola para os pais.
❤️ Disciplina gentil e firme: as crianças aprendem imitando os outros e os pais são seus principais modelos. Quando um pai grita, humilha, a criança aprende a fazer o mesmo quando está chateada. O contrário também é verdade.
❤️Afaste quando estiver exausto e irritado: você precisa dar um tempo a si mesmo quando necessário. É inevitável que às vezes os pais estejam exaustos e irritados com o comportamento indisciplinado das crianças.
Essa técnica de "um tempo para respirar" também dá mais tempo e espaço para pensar em maneiras de lidar com o problema em questão.
Essa técnica de "um tempo para respirar" também dá mais tempo e espaço para pensar em maneiras de lidar com o problema em questão.
❤️ Seja criativo, flexível e não-punitivo: uma resposta positiva, não punitiva, é muito melhor para acomodar uma criança superestimulada e envolvê-la na aprendizagem de um novo comportamento. Uma dessas respostas é usar o tempo limite positivo . O tempo limite positivo difere do tempo limite convencional porque não é punitivo. Não é um castigo.
❤️ Entenda o desenvolvimento do cérebro: as crianças com menos de três anos de idade não podem raciocinar porque a parte do cérebro (córtex pré-frontal) responsável por compreender as consequências e fazer um bom julgamento ainda não se desenvolveu. Portanto, para crianças nessa faixa etária, o redirecionamento, em vez de raciocinar ou dar conseqüências, deve ser usado.
❤️ Seja paciente e não se desespere: disciplinar de forma positiva e afetiva significa dar tempo ao tempo e entender que a criança não aprende da noite para o dia. É um processo contínuo...
Enfim, espero que tenham aprendido com essas dicas valiosas relacionadas á uma disciplina afetiva e se esforcem para colocá-las em prática sempre no processo educacional de seus filhos e filhas.
Até o próximo Saber Mais... ; )
Comentários
Postar um comentário